Não é nada fácil escolher as cores que irão pintar cada cantinho da casa, não é mesmo? A decoração é um mundo de cores, é necessário analisar e testar cada uma delas, pois cada cor tem seus significados e transmitem diversas sensações.

As cores claras, por exemplo, elas remetem tranquilidade, enquanto os tons mais quentes deixam os ambientes mais alegres, e agora como escolher a melhor cor para cada ambiente da sua casa? Realmente é uma tarefa muito difícil.

Se você deseja um cômodo tranquilo e relaxante, opte por cores claras e neutras como palha, cinza claro, verde claro e salmão, pois são cores menos cansativas, deixando os ambientes mais calmos. Há pessoas que gostam de ter cantinhos mais alegres, sendo assim podem utilizar tons mais quentes e escuros, como prata, cinza escuro, amarelo, laranja, turquesa, entre outros, elas transmitem a personalidade do dono da casa e aconchego aos espaços.

Vale lembrar que existem cores que ficam melhores em determinados locais, na cozinha e nos banheiros o interessante é optar pela cor branca na maior parte do ambiente, pois demonstra a higiene do local e passa a sensação de espaço maior. Nas áreas externas, que normalmente é de lazer, as cores fortes e quentes são 

muito bem-vindas, por ser um ambiente amplo e aberto. A sala você pode ser mais criativo e versátil, se o ambiente for grande, pode ousar em cores fortes e alegres, já se for um espaço pequeno, a melhor opção é que utilize cores mais claras e neutras. Desta forma, a sensação que passará é de conforto e leveza. Os quartos, como é o local de descanso, deve-se utilizar cores que passem a sensação de aconchego, as cores rosa nude, palha e salmão são superindicados, deixarão o cômodo mais neutro e confortável, podendo inovar com alguns objetos decorativos ou almofadas coloridas.

Algumas cores são mais difíceis de usar, como o laranja e o roxo, pois é complicado de achar combinações. Quando for utilizá-las opte por branco, preto ou cinza na decoração, assim deixarão o ambiente mais harmônico e bonito.

O importante é deixar todos os cantinhos da casa equilibrados entre móveis, objetos decorativos e paredes, assim o ambiente não ficará pesado. No geral, as cores são muito bem-vindas, mas para deixar a casa perfeita e do jeitinho que sempre sonhou, lembre-se parede escura, móveis claros, e vice-versa.