A iluminação bem feita nos ambientes da nossa casa é essencial, pois quando estamos fazendo a escolha dos materiais e objetos para decoração, gostaríamos que recebessem os devidos destaques e é nesse momento que a iluminação entra, além de clarear os cômodos, valorizam a decoração que foi pensada com tanto carinho e dedicação. Existem muitos tipos de iluminação, dois deles é iluminação direta e indireta, você sabe a diferença?

A iluminação direta é quando a luz incide diretamente em um local ou objeto, este tipo normalmente é utilizada em escritórios, salas de estudo e leitura, pois facilitam muito o uso de computador e fica mais confortável para leituras, na decoração ela é a mais indicada para valorizar algum item, como por exemplo, quadros, móveis ou texturas de paredes. Os pendentes, abajures e embutidos, são peças muito utilizadas neste tipo de iluminação. O principal benefício é o poder de clarear determinada superfície sem deixar de lado a decoração, já o ponto negativo é que a luz direta pode ser um pouco cansativa, esta desvantagem pode ocorrer quando a iluminação direta for colocada em uma superfície brilhante, como espelhos e mármores, nestes casos o ideal é utilizar

 

 

 uma luz indireta.Já a iluminação indireta é a luz que atingi uma superfície e só depois é refletida, por este motivo o mais indicado é uma superfície clara, por exemplo, um teto na cor branca. Este tipo de luz o ideal é utilizar em quartos e salas, pois ilumina o ambiente de forma suave, deixando o cômodo mais aconchegante e intimista. Neste tipo de iluminação é indicado utilizar plafons, além de combinarem com qualquer tipo de decoração, são versáteis e contêm diversos modelos, redondos, quadrados, com desenhos de curvas ou linhas, entre outros. A vantagem de colocar uma iluminação indireta é que ela é suave, sendo assim oferecem conforto visual e transmitem a sensação de aconchego.

Cada ambiente terá uma necessidade de luz, o interessante é utilizar diversos tipos de iluminação para compor a decoração, nos projetos de iluminação tem a possibilidade de conciliar os dois tipos, provocando assim um efeito uniforme e fazendo com que os cômodos passem a sensação de amplitude. Então, já escolheu qual vai usar?